• Search
Linkedin Instagram Whatsapp

RDC 948/2024 – Requisitos Sanitários para Regularização de Medicamentos

  • Início
  • NextOnline
  • NextRDC 948/2024 – Requisitos Sanitários para Regularização de Medicamentos

Sobre o curso

A RDC 948/2024 reorganiza o cenário regulatório e inaugura uma nova fase de maturidade regulatória no Brasil, ao alinhar o país com os princípios internacionais de boas práticas regulatórias e promover maior diálogo entre agência, setor regulado. Para profissionais da área regulatória, dominar essa resolução é fundamental para garantir conformidade, agilidade e segurança nos processos de registro de medicamentos.

Junte-se a nós neste curso e entenda melhor sobre este novo cenário regulatório.

Conteúdo Programático

Módulo 1 - Apresentação do ministrante e conteúdo programático do curso

Neste módulo apresentamos o conteúdo programático preparado para este curso e também sobre nosso ministrante Henrique Mansano, possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás (2010), é especialista em Assuntos Regulatórios, com ênfase no registro de medicamentos e cosméticos, pela Faculdade Oswaldo Cruz. Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), e há mais de 10 anos é servidor de carreira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além de docente em diversas instituições de ensino renomadas no país.

Módulo 2 - Contexto Regulatório

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação sanitária de uma ampla gama de produtos no Brasil — desde alimentos e cosméticos até dispositivos médicos e, claro, medicamentos. No caso dos medicamentos, a complexidade regulatória é notoriamente elevada, pois envolve critérios rigorosos de qualidade, segurança e eficácia, além de abranger diferentes categorias de produtos, como medicamentos novos, genéricos, similares, fitoterápicos, biológicos, entre outros. Neste Módulo entenda melhor sobre como foi criada a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 948/2024.

Módulo 3 - Principais Etapas da Regularização de Medicamentos

A RDC 948/2024 dispõe sobre as etapas e exigências para a regularização de medicamentos, contemplando tanto os procedimentos de registro quanto os de notificação, conforme a categoria e o risco sanitário do produto. A RDC 948/2024, que substituiu a RDC 200/2017 e consolidou o processo de regularização de medicamentos no Brasil trouce também outros avanços como, avaliação baseada em benefício-risco, evidências de mundo real, aprovação com pendências, transparência e publicização de pareceres.  Neste Módulo conheça um pouco mais sobre a normativa.

Módulo 4 - Regularização Sanitária

A seção sobre regularização sanitária da RDC 948/2024 estabelece regras fundamentais que orientam os procedimentos para a regularização de medicamentos, abrangendo aspectos como classificação, tipo de submissão (registro ou notificação), e os requisitos documentais mínimos exigidos. Veja estes artigos com nosso ministrante Henrique Mansano.

Módulo 5 - Dossiê Técnico

A RDC 948/2024 define o Dossiê Técnico como um conjunto de informações e documentos que sustentam a segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos no processo de regularização. Neste Módulo é abordado de forma bastante interessante sobre os documentos que compõe esse documento, e algumas legislações interessantes que sejam consultadas também para essa montagem.

Módulo 6 - Registro Sanitário

O registro sanitário de um medicamento é formado por documentações de qualidade e de segurança e eficácia. Neste Módulo é abordado sobre estas documentações com alguns detalhes interessantes que irão auxiliar você no entendimento do cenário regulatório de medicamentos de forma mais prática e ágil.

Módulo 7 - Concessão

A concessão da regularização sanitária pela Anvisa está condicionada à avaliação técnica do produto, com base na análise da relação benefício-risco, no atendimento às normas regulamentares aplicáveis, e na observância das boas práticas regulatórias e de avaliação. Neste Módulo é explicado como acontece esse processo de concessão para que você consiga traçar uma estratégia regulatória ideal para seu produto. Vale muito a pena escutar o que nosso ministrante tem para compartilhar com você.

Módulo 8 - Auditorias e Fiscalização

A Anvisa poderá realizar auditorias de conformidade, tanto presenciais quanto remotas, com o objetivo de verificar o cumprimento dos requisitos regulatórios. Quando identificadas irregularidades, poderão ser aplicadas penalidades, conforme previsto em processo administrativo sanitário.

Neste módulo, você compreenderá esses conceitos de forma prática e estruturada, ampliando sua visão sobre os mecanismos de fiscalização previstos na RDC 948/2024. Isso fornecerá respaldo técnico para interpretações corretas da norma e discussões qualificadas sobre o tema no ambiente profissional.

Clock

Carga horária

02 horas e 50 minutos

Clock

Certificado

Emitido automaticamente ao final do curso

Clock

Disponibilidade

60 dias para acessar quantas vezes quiser

Clock

Material de apoio

Apostila e legislações para download

Clock

Fale com o Ministrante

Tire suas dúvidas sobre o tema do curso

Clock

Como acessar o curso?

É fácil e rápido

Clock

Carga horária

02 horas e 50 minutos

Clock

Certificado

Emitido automaticamente ao final do curso

Clock

Disponibilidade

60 dias para acessar quantas vezes quiser

Clock

Material de apoio

Apostila e legislações para download

Clock

Fale com o Ministrante

Tire suas dúvidas sobre o tema do curso

Clock

Como acessar o curso?

É fácil e rápido

QUERO PARTICIPAR

Sobre o Ministrante do Curso

Ministrante do Curso:

Henrique Mansano

Henrique é professor e palestrante de Assuntos Regulatórios e Vigilância Sanitária. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás (2010). Especialista em Assuntos Regulatórios, com ênfase no registro de medicamentos e cosméticos, pela Faculdade Oswaldo Cruz. Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Há mais de 10 anos é servidor de carreira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tem experiência em registro, pós-registro de medicamento, análise do impacto regulatório (AIR) e avaliação do resultado regulatório (ARR). Ministra módulos em Especializações em Vigilância Sanitária, Farmácia Hospitalar, Assuntos Regulatórios, bem como no MBA de Gestão Industrial Farmacêutica. Professor em Brasília de cursos preparatórios para o concurso da Anvisa. Instrutor de Cursos na Anvisa. Foi Diretor-geral da Associação Nacional dos Servidores da Anvisa (Univisa). Ex-Diretor de Comunicação da Univisa. ​